domingo, 17 de abril de 2011

The Big-Bullying Bang Theory

Durante a minha infância, ao fazer algo que desagradasse meus pais, ou dissesse alguma palavra chula diante deles, por vezes fui repreendido com a indagação "É isto que tu aprendes na escola?".

Bem, os acontecimentos recentes, tais como a tragédia ocorrida na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Rio de Janeiro, demonstram que as escolas vêm sim ensinando seus alunos a cometer certas atrocidades. Não diretamente, mas pela omissão nas situações em que crianças são eleitas por um aluno, ou, como é mais comum, por um grupo de alunos, para serem ridicularizadas e humilhadas pelo fato de possuir alguma característica diferente. 

Não necessariamente um defeito: quem nunca ouviu algo sobre o "CDF" da turma? Expressão esta, traduzida como Cu-de-ferro, ou cabeça-de-ferro; sua origem vem da língua francesa: Cou de fer, ou pescoço-de-ferro, aqueles que ficam por várias horas curvados sobre os livros em busca de conhecimento.

Há quem diga que este tipo de prática não seja capaz de desencadear uma reação como a do Rio de Janeiro, em que crianças - que nada tinham com o bullying sofrido pelo assassino - foram alvejadas e mortas em sala de aula: "Eu sofri bullying a minha infância inteira e não me transformei num assassino em massa"... Fato é que existem níveis deste tipo de agressão.

Colegas de classe do assassino de Realengo foram entrevistados pela Rede Globo. Indagados sobre o que costumavam fazer com Wellington, chamou-me um tanto a atenção o relato de um dos rapazes, que afirmou ser comum segurarem-no pelos pés, erguendo-o até a altura em que a cabeça ultrapasse a altura do vaso sanitário; em seguida, enfiavam a cabeça do garoto na latrina, apertando a descarga em seguida. As crianças que expectavam aquele espetáculo mórbido nada faziam, alguns por medo de que sofressem alguma violência semelhante, outras porque faziam parte do grupo, e limitavam-se a rir da situação.

Concluí que Wellington era um homem-bomba: uma bomba-relógio, prestes a explodir. E foi o que aconteceu.  

Uma pesquisa da Universidade de Warwick, Inglaterra, aponta que o bullying crônico ou grave pode desencadear transtornos psicoticos em crianças predispostas. Num espaço amostral de 6400 crianças com idade entre 7 e 13 anos, 46% sofreram bullying entre 8 e 10 anos; destas, 5,6% desenvolveram sintomas psicoticos.

O assassino, ao que tudo indica, sofria de esquizofrenia. Muito provavelmente desencadeada pelos traumas escolares. Será que foi isto mesmo que ocorreu? Esta é uma pergunta que ninguém poderá responder. 

Gostaria de deixar bastante claro que não pretendo defender a atitude do rapaz. Mas, tecnicamente, ele foi mera peça da tortura psicologica sofrida durante a infância. Os culpados disso são os agressores que ele cita nas gravações. Quanto a isto - e somente quanto a isto - eu compartilho da opinião dele.

Por fim, transcrevo o trecho de uma história que muitas vezes escutei, capaz de ilustrar o nascimento da violência injustificada:

"Tinha uma em que colocaram 5 macacos em uma jaula com uma escada e uma banana no alto da escada. O problema é que, cada vez que um macaco pegava a banana, o resto dos macacos levava um choque. Com o tempo, os macacos aprenderam e avançavam em qualquer um que chegasse perto da escada, com medo do choque.

Até que trocaram um dos macacos por um novo, que não sabia nada sobre os choques. Claro, este tentou subir na escada para pegar a banana mas foi retirado pelos outros macacos e espancado antes de pegar a banana. Trocaram outro, e mais outro macaco e isso ocorreu novamente.

Finalmente, quando todos os macacos originais foram substituidos, desligaram a máquina de choques. Os macacos continuavam punindo aqueles que se arriscavam a chegar perto da escada muito embora nenhum deles tenha experimentado choque."

Um abraço a todos. Bullying NÃO.



Post script:

Primeiramente, peço desculpas pela repetição do termo "bullying". Não há um termo exato na língua portuguesa para essa prática que nos causa tamanho repúdio. Sugiro "tortura mental", "tortura psicológica", "assédio moral infantil"... Fique livre para sugerir.

Aos pais das crianças vítimas do bullying: socorram seus filhos, pois eles precisam de ajuda, e ninguém os ajudará.

Aos que praticam bullying, praticaram,  ou incentivam essa merda: você destrói a personalidade de uma pessoa.

2 comentários: